Paraná Lança Residência Técnica Pioneira em Turismo no Brasil

O Paraná está à frente do Brasil ao abrir um programa de residência técnica inovador para a área de turismo, oferecendo uma oportunidade única para profissionais recém-formados. Com um total de 40 vagas distribuídas em 12 municípios do estado, o programa inclui uma pós-graduação pela Unicentro e uma bolsa-salário de R$ 2.375,00. As inscrições estão abertas de 5 a 25 de junho.

Programa Pioneiro

Lançado em 2020, o programa de residência técnica do Paraná é o único do país voltado para o setor público de turismo. As vagas são destinadas a graduados em Turismo, Administração, Comunicação, Design, Direito, Economia, Engenharia Ambiental e Gestão Pública. Durante o período de até dois anos, os residentes terão a oportunidade de atuar em projetos da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do setor.

Benefícios e Estrutura

Além da bolsa-salário, os residentes têm direito a vale-transporte e férias remuneradas. As vagas estão distribuídas entre a sede da Secretaria em Curitiba e outros 11 Núcleos Regionais de Turismo. O edital completo pode ser acessado no site oficial da Secretaria.

Nova parada do cruzeiro da MSC no Paraná leva centenas de turistas para a Ilha do Mel (Divulgação)

Impacto no Turismo

“O turismo paranaense cresceu sete vezes mais que a média nacional no primeiro trimestre, segundo o IBGE, resultado do nosso investimento em promoção e qualificação. O programa de residência é uma oportunidade única para profissionais de todo o Brasil ingressarem nessa promissora carreira”, afirma o secretário de Turismo do Paraná, Marcio Nunes.

Oportunidade e Desenvolvimento

O Programa de Residência Técnica (Restec), instituído pela Lei n° 20.086 em 2019, já formou 517 profissionais em diversas áreas. Para a turismóloga Jaqueline Ferreira, a experiência na Setu-PR foi transformadora.

“A residência técnica me permitiu aplicar o conhecimento teórico na prática e me proporcionou uma contratação na Secretaria. Recomendo a todos os graduandos que desejam atuar no setor público,” diz Jaqueline.

Formação de Novos Profissionais

O secretário Marcio Nunes destaca a importância da residência técnica para a renovação do setor. “É essencial termos a combinação da experiência dos veteranos com o entusiasmo dos recém-formados. Nosso objetivo é formar e capacitar profissionais que farão o turismo do Paraná se destacar ainda mais.”

Distribuição das Vagas

Das 40 vagas, 21 são para graduados em Turismo, 8 para Gestão Pública, 2 para Administração, 2 para Comunicação, 1 para Engenharia Ambiental e 1 para Economia. Além de Curitiba, as oportunidades estão disponíveis em Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Ivaiporã, Jacarezinho, Loanda, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.

  • Imagens em destaque: Divulgação Viaje Parana

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment